LEHMA

Pesquisadores

O Laboratório de Ecologia Humana (LEHMA) é coordenado pela pesquisadora Célia Futemma, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp.

Coordenadora

Célia Futemma

PhD em Ciências Ambientais pela Indiana University (EUA) e Mestrado em Antropologia Cultural pela Tulane University (EUA). Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (USP-PROCAM)/Indiana University (EUA). Pesquisadora do NEPAM e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (NEPAM- IFCH) - UNICAMP. Áreas de interesse são: governança ambiental e dos recursos comuns, desenvolvimento rural sustentável, análise institucional, antropologia ambiental e ecologia humana, biomas Mata Atlântica e Amazônia.

Pós-Doutorandas

Alice Ramos de Moraes

Bióloga, doutora em Ecologia. Meu trabalho é investigar (e aprender com) as relações ser humano-natureza e arranjos locais de uso e conservação da biodiversidade sob uma perspectiva integrada (socioecológica), participativa e transdisciplinar. Busco estabelecer pontes entre diferentes atores e produzir conhecimento aplicável, contribuindo para o papel social da pesquisa em proporcionar mudanças positivas no contexto social e individual dos envolvidos.

Pesquisadores colaboradores

Cristina Adams

Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Bacharelado em Gestão Ambiental e dos programas de Pós-Graduação em Modelagem de Sistemas Complexos (EACH), Ecologia Aplicada Inter-unidades (ESALQ/CENA) e Ciência Ambiental (PROCAM). Líder dos grupos de pesquisa (CNPq) em Ecologia Humana de Florestas Neotropicais e Governança Florestal.

Daiana Carolina Monteiro Tourne

É Engenheira Florestal (UFRAM) e Mestre e Doutora em Ecologia Aplicada (ESALQ-USP). Atualmente, está vinculada ao NEPAM (UNICAMP) como pesquisadora de pós-doutorado no projeto AGENTES com bolsa FAPESP. Trabalha com geoprocessamento, ecologia da paisagem e modelagem de sistemas terrestres buscando sempre incluir o componente social em suas análises. Tem experiência em trabalhar com comunidades rurais da Amazônia.

Eduardo S. Brondízio

Distinguished Professor do Departamento de Antropologia e Diretor do CASEL (Center for the Analysis of Social-Ecological Landscapes)- Indiana University, EUA. Pesquisador Colaborador do NEPAM e Prof. Colaborador do Doutorado em Ambiente e Sociedade - UNICAMP)

Links:
INDIANA UNIVERSITY BLOOMINGTON: http://www.indiana.edu/~anthro/

Google citations: https://scholar.google.com/citations?user=Jvk86vEAAAAJ

Fábio de Castro

Professor sênior do CEDLA, Faculdade de Humanidades da Universidade de Amsterdã (UvA), Holanda. É coordenador do Programa de Mestrado em Estudos Latino-Americanos e presidente da Associação Holandesa de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos (NALACS). Suas atividades de ensino e pesquisa estão relacionadas a questões ambientais e sociais na América Latina, incluindo políticas ambientais, movimentos socioambientais, justiça ambiental e sistemas de produção sustentáveis. Ele é co-PI do projeto de pesquisa AGENTES que foca em sistemas de produção sustentáveis individuais e coletivos na bacia amazônica.

francisco-andrade.jpg

Francisco Alcicley Vasconcelos Andrade

Doutor em Ambiente e Sociedade pelo NEPAM/UNICAMP. Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia – PPGCASA/UFAM. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas. Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência nos temas: turismo, gestão, comunidades rurais amazônicas, governança, agricultura familiar, meliponicultura.

Gabriela Silva Santa Rosa Macedo

Doutora em Ambiente e Sociedade pelo NEPAM/UNICAMP. Mestre e Graduada em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP. Tem experiência nos temas: pesquisas socioambientais, sistemas agroalimentares, sistema socioecológico, sistemas agroflorestais, governança territorial, desenvolvimento rural sustentável e agroecologia.

Luciana Gomes de Araújo

Pesquisadora de Pós-Doutorado do Instituto de Energia e Ambiente, Universidade de São Paulo (IEE-USP). Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2014). Pesquisa nas áreas de Gestão e Conservação de Recursos Naturais Comuns (pesca, Unidades de Conservação e florestas) e Governança de Sistemas Socioecológicos.

Rosely Alvim Sanches

Bióloga, mestre em Ciências e doutora em Ambiente e Sociedade. Autuou na coordenação da Campanha 'Y Ikatu Xingu e capacitação em gestão territorial junto às associações indígenas e comunitárias. Coordenou os estudos do Mosaico de Unidades de Conservação da Terra do Meio – Xingu (PA) e Jureia-Itatins (Vale do Ribeira, SP).

Estudantes de Pós-Graduação

Guilherme Godoy Valvasori

Possui bacharelado em Comunicação Social (ESPM), Licenciatura em Geografia (UNOPAR) e Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais (UENF). Atuou em diversos projetos ambientais e foi produtor de morangos na Serra do Brigadeiro (MG), onde morou por nove anos. Atualmente, é doutorando em Ambiente e Sociedade (UNICAMP) e participa do projeto ENLACES: conhecimento local e tradicional para uma Bioeconomia inclusiva na Amazônia.

José Caio Quadrado

Bacharel em Antropologia, Licenciado em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação Interunidades em Ecologia Aplicada da Universidade Estadual de São Paulo (USP). Principais áreas de interesse: mudanças climáticas, reforma agrária, conflitos socioambientais, povos e comunidades tradicionais.

Marina Eduarte Pereira

Socióloga e cientista política (IFCH – Unicamp), especialista em Direito Ambiental (FSP – USP), mestre em Ciência Ambiental (Procam – USP). Técnica do Centro de Projetos da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (SMA – SP). Doutoranda no Nepam – Unicamp e pesquisadora do Lehma

Nathalia Moreira dos Santos

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É doutoranda em Ambiente e Sociedade, trabalhando com Governança de Resíduos Sólidos. Tem atuação em projetos ambientais envolvendo distintas temáticas, incluindo ferramentas do sensoriamento remoto e geoprocessamento.

Raquel da Costa Silva

Doutoranda em Ambiente e Sociedade pelo NEPAM/UNICAMP. Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) com graduação-sanduiche na Laurentian University (LU), Canadá. Atualmente é colaboradora interna do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), atuando na equipe técnica-científica do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP). Possui experiência em etnoecologia e coexistência humano-fauna, comunidades quilombolas, educação ambiental, levantamento e monitoramento de mastofauna e políticas públicas para conservação da biodiversidade."

Sara Deambrozi Coelho

Bióloga pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Ecologia pelo Instituto de Pesquisas da Amazônia e doutoranda em Ambiente e Sociedade pelo NEPAM/Unicamp. Tem experiência e interesse em trabalhos no campo socioambiental, com ênfase na assessoria às populações locais, uso e manejo tradicionais de recursos florestais, sociobiodiversidade, Ecologia Histórica e paisagens culturais.