LEHMA

Projetos de pesquisa

Projetos de pesquisa em andamento desenvolvidos pelo Lehma e instituições parceiras

Projeto AGENTS – Belmont Forum/Norface - Auxílio à Pesquisa FAPESP

(NEPAM - UNICAMP) vinculado ao Programa internacional Belmont Forum/Norface T2S – Transformation to Sustainability. Título: AGENTS: Amazon governance to enable transformation to sustainability. Consórcio Internacional que envolve seis universidades e quatro países (Brasil-FAPESP, EUA-NSF, Holanda-NWO e Suécia-VR). Coordenador do Brasil/FAPESP: Célia Regina Tomiko Futemma. Coordenador do Consórcio: Prof. Eduardo Brondizio (EUA). FAPESP processo n. 2018/50041-9. Duração: 2018-2022.

Projeto de Pós-Doutorado FAPESP (NEPAM – UNICAMP)

Transformações em direção a sustentabilidade na região amazônica: Análises espaciais de dinâmicas socioambientais e modelagem de processos influenciando trajetórias de mudanças na região. Bolsista: Daiana C. M. Tourne. 2019-2022.

Projeto de Pós-Doutorado FAPESP (NEPAM – UNICAMP)

Projeto de Pós-Doutorado FAPESP (NEPAM – UNICAMP): Transformações em direção à sustentabilidade na região Amazônica: Análise de agentes sociais múltiplos e pesquisa participativa. Bolsista: Marina Londres. 2019-2022.

Projeto de Tese de Doutorado

Adoção de sistemas agroflorestais e Gestão Territorial de comunidades quilombolas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Quilombos da Barra do Turvo. Gabriela Silva Santa Rosa Macedo. Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade (IFCH-NEPAM / UNICAMP)

Projeto de Tese de Doutorado

Título: Meliponicultores do rio Urubu: Análise da dinâmica e sustentabilidade da produção de mel de abelhas indígenas sem ferrão no município de Boa Vista do Ramos/AM. Francisco Alcicley Vasconcelos Andrade. Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade (IFCH-NEPAM/UNICAMP)

Projeto de Tese de Doutorado

Título: A responsabilidade compartilhada e as formas de cooperação na governança dos resíduos sólidos sob o modelo do Consórcio Intermunicipal. Nathalia Moreira dos Santos. Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade (IFCH-NEPAM/UNICAMP).

Projeto de Tese de Doutorado

Título: Políticas públicas ambientais para o manejo do solo, restauração e conservação conjugadas à agricultura familiar no Estado de São Paulo (2005 a 2023): a derrocada da falsa dicotomia “agricultura X meio ambiente”. Marina Eduarte Pereira. Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade (IFCH-NEPAM/UNICAMP).